Dividendos

Bom, uma das minhas é alcançar, até o final do ano, dividendos de R$ 500,00 mensais, em média.
Se esse for o valor médio nos últimos 3 ou 6 meses (mesmo que não seja o ano todo), considerarei a meta como alcançada, pois, como bem sabemos, as oscilações ocorrem.

Eu contabilizo os meus dividendos apenas entre os aluguéis dos FII, o cupons do TD (já líquido) e os valores que recebo das ações. Eu não estou considerando, os juros da poupança, CDB/LCI, nem do CDB com rentabilidade diária, que eu uso como colchão de segurança.

Como já perceberam, gosto de planilhas e tenho uma pra controlar isso também e você pode fazer o download.

Vejam lá:




A planilha é bastante simples, mas agora será atualizada automaticamente, conforme eu inserir os dados. Gosto de observar a variação em relação ao mês anterior e quantos % alcancei da minha meta naquele mês. Até o final do ano será uma árdua tarefa alcançar essa meta de forma consistente, principalmente porque meus aportes novos estão indo para ações.

Atualização: conforme esperado, a média baixou!

9 comentários:

  1. FPI, que tal disponibilizar essa planilha para download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora seja bastante simples, providenciarei uma ;)
      Abc

      Excluir
    2. Você já pode baixar a planilha neste link
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1QZCH0EF4VlKJ2oTW7Ytkd6kaYv3Yiw9VbKZJzA_ALeE/edit?usp=sharing

      Excluir
  2. FPI,

    Não se preocupe com as ações, elas sempre pagam pingados também e isso vai aumentar bastante seus dividendos quando fizer o balanço anual.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim espero BPM.
      Por hora, está pingando pouquinho, mas não posso reclamar pois minha carteira de ações é pequena e recente, quero ver até o final do ano como fica e, principalmente, ano que vem.

      em 18/19 vencerão alguns CDB e os realocarei em renda variável. Estou naquela dúvida sobre começar a investir no exterior (por hora penso em ETF de acumulação na Irlanda) ou se reforço as ações no Brasil primeiro.

      Abc

      Excluir
    2. FPI,

      Acabei de publicar um post com um balanço dos meus ETF, veja https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/07/investimentos-offshore-como-andam-meus.html

      Sobre investir no exterior, sugiro já começar!

      Abraço!

      Excluir
    3. Só pra ver se entendi corretamente: Via IB, são 10k trumps (mínimo) e o custo de 10 Trumps/mês, se você não gastar mais com corretagem (sendo que cada operação desconta desse valor mínimo). É isso?

      Abc

      Excluir