segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Novembro de 2017: R$ 284.952,54 ou + R$ 633,75 (+0,22%)

Fala galera, novamente consegui somente fazer umas poucas visitas e responder aos questionamentos aqui no blog. Tá corrido d+!

Infelizmente o Yahoo Finanças não pode mais ser usado na planilha do Surfista Calhorda, que já estava certinha pra rodar, mas sempre mantive atualizada também a do Além Da Poupança. Gosto muito de ambas. O Maromba Investidor me deu uma força quando eu estava com problemas com as planilhas... Bem, acho que esses caras deveriam juntar as ideias... Só acho ;-)

Como já havia antecipado no mês anterior, não conseguiria aportar em novembro e teria que fazer um saque de alguns fundos. Felizmente o valor foi menor que o previsto inicialmente.
A rentabilidade da carteira me surpreendeu com seus +0,51%, mas principalmente por ocorrido um aumento patrimonial, ainda que singelo (+0,22%).

Investimentos: nada de dinheiro novo.

Alocação de ativos: continuo me interessando bastante por ações, mas agora, além da grana curta, estou com pouco tempo para estudar. Estou com alguns papéis em vista, vamos ver como segue o jogo.

Trabalho: o curso foi realizado com sucesso, mas como devem imaginar, não muda nada no meu salário, infelizmente.
Onde trabalho tem bastantes demandas no final do ano, então sempre é uma época com várias tarefas. As mudanças de chefia tem refletido em incontáveis retrabalhos e eu estava ficando louco de raiva com isso. Lembrei do (quase nada) que já li sobre a filosofia estóica e sobre várias outras questões e deliberadamente não estou me estressando com isso. Continuo sim buscando sempre fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, mas quem determina as linhas de trabalho é o chefe, não adianta eu me chatear com a maneira dele trabalhar. Pra mim, basta eu fazer o meu melhor possível.

Vida Social: continuando o capítulo anterior da vida amorosa...
Bem, aquela médica que havia conhecida veio com o papo de que podemos ser amigos etc e me chamou pra jantar. Eu não fiz muita questão, mas falei que poderíamos ir como amigos, sem problemas. Alguns minutos depois ela veio com o papo de que parecia coisa de louco, mas ela estava sentindo muito minha falta. Fui educado, disse que isso era normal, pela convivência intensa ainda que curta. Ela entendeu o recado: o jantar seria somente de amigos mesmo. Não tocou mais no assunto.

Mas FPI, você tá louco ?! Estava ai chateado pq tomou um pé na bunda, ela vem atrás e você manda uma dessas ?!

Pois é meus caros, resolvi conhecer mais mulheres e eis que me deparei com uma outra também bastante bonita, mais divertida e mais simples. Para minha surpresa, ela também é médica.
Estamos nos conhecendo há 1 mês. Talvez vire um namoro, talvez não. Estou indo com mais calma desta vez.

Há um único ponto que ainda me coloca em dúvida: se ela quer o fato de que ela não quer ter filho(s), nunca quis e não gosta de criança.
Fico me questionando o que devo fazer. Sei que ainda é muito cedo para pensar nisso, mas sempre quis ser pai. Respeito quem não quer ter filhos, mas acho algo um tanto quanto estranho, sei lá, talvez porque esse sempre tenha sido um dos meus sonhos...
Enfim, a moça é gente boníssima, educada financeiramente (vale a lida no texto do Valores Reais, sobre renda alta não ser sinônimo de alto patrimônio), faz questão (mesmo) de dividir as contas, sabe que ganho menos que ela, ou seje (ai meus olhos), parece ser uma excelente pessoa. A questão mesmo é só esse lance de não querer ter um filho =/


É isso ai galera!
Abc

38 comentários:

  1. CARA, se seu sonho é ter filho, sugiro procurar outra gata. Esse negócio de querer mudar a pessoa depois não funciona. Só uma dica...

    ResponderExcluir
  2. Parte pra outra ou entao se quer ser malandro continue pegando ela sem compromisso e conheça outras mulheres. Uma hora aparece uma que voce se identifique. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gari, não tá fácil não... Vaga tem, o difícil é gente "qualificada" para ocupá-la

      Excluir
  3. Só digo uma coisa, e vou até comentar como anônimo por causa dos haters, não confie em quem não quer ter filhos. Um dia vai entender. Vai por mim. Quem não é capaz de doar sua vida para uma pessoa, ter esse amor de pai/mãe, um amor-sacrifício-doação, também não será capaz de ter um relacionamento para a vida toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, num mundo de cabeça para baixo como nosso, não querer ter filhos pode ser apenas uma gota de bom senso...
      Trabalho com jovens há mais de dez anos, conheço bem seus problemas e não pretendo ter os meus.
      Considero apenas uma escolha pessoal. Tenho amigos que tiveram "por acaso" e são muito felizes; outros planejaram e se arrependem (são poucos os sinceros o suficientes pra admitir, mas conheço um caso real)...
      Respeito cada opinião, mas ser pai, pra mim, é questão de vocação, não de obrigação!
      Grande abraço a todos!

      Excluir
    2. Anon 15h04min - olha, vou considerar muito suas palavras. Valeu pela colaboração.

      Anon 09h47min - pode ser algo como o próprio matrimônio, que acredito não ser para todos. Mas não consigo compreender o porquê de alguém querer prosperar na vida, mas não querer ter um(a) filho(a). Acredito que sequer estou na posição de criticar, porque não entendo mesmo.

      Abc

      Excluir
  4. FPi, estou com o bufunfa!


    EP, gastos mais que justificados! Como anda o Estagiário Pobre? Espero que bem!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não ando acreditando muito nessa história de mudar os outros.
      Abc

      Excluir
  5. Garoto bom...
    Só anda em roda de amigos boa heim !!
    Aqui por onde ando ,só da manicure e "Cabeleleira"... kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahsuahusa
      Pois é ISN, estar com certos tipos de pessoas tem suas vantagens. kkk

      Excluir
  6. Próximo post, por favor, ensine-nos como ter uma fila de médicas pra namorar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uahsuhausaushh....
      Próximo post vou contar como (fiz caca) e arranquei a 3ª médica da lista, antes mesmo de ter qualquer coisa... E ainda consigo acreditar que foi bom!

      Abc

      Excluir
  7. Mais vale render pouco do que nada, carteira com renda variável é assim mesmo, tem meses bons e meses ruins.

    Se poder vote no enquete no meu blog "como voce pretende usar o seu décimo terceiro"

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou votar lá DIL.

      Quanto aos lucros, concordo contigo, mas que dá uma sofrÊncia, poxa, dá mesmo, mas vamos firme e forte!

      Abc

      Excluir
  8. E ai FPI! Sua rentabilidade foi excelente frente a realidade do mercado nesse mês de novembro!

    Tá mandando bem com as médicas hein! rsrs

    Tô junto com a galera ai de cima, se você tem o sonho de ter filhos e quer ter um relacionamento já pensando em "coisas maiores" lá na frente, essa médica não parece ser a melhor pessoa nesse aspecto.

    Conheço uma garota que o marido não quer filhos de jeito nenhum e ela aceita isso, mas percebe-se que é a contragosto. Ela acaba "descontando" isso com o cachorro, que trata como um filho.

    Outra coisa que daria uma discussão interessante é esse lance de a mulher ganhar mais. Pra sair, ficar, namorar, é de boa, rachar as contas, etc. Mas pensando num casamento por exemplo, não sei...os casos que conheço em que isso acontece não me agradam. Mas vai de pessoa pra pessoa né.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Senhor Ministro!

      uahsuahsu Sei lá se tô mandando bem... a segunda também já se foi e a terceira foi arrancada da fila (como diz o OK uhauhsua) antes de qualquer envolvimento.

      Acho que tô com vocês caras, quero mesmo ter filho, sempre quis. Creio que esse pensamento não seja algo que possamos abrir mão, salvo caso de alguma doença ou coisa assim.

      Depois me conte mais sobre os casos de casamentos com a mulher que ganha mais. Essas histórias interessam.

      Abc

      Excluir
  9. Show Mano!

    Até agora somente um mês no negativo!

    TFA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo BPM, vamos rezar pra que no próximo ano consiga fazer todos os meses no positivo... Mas aí é só na base da reza mesmo kkkkk....

      Tô fazendo umas contas aqui e, se nada mudar, nem pra melhor, nem pra pior em até 2037 eu consigo o grande milho. Se conseguir a aprovação no concurso (que é minha meta pra 2022) consigo dar uma antecipada nisso ;)

      Abc

      Excluir
    2. Provavelmente deve ter sido por que a carteira do FPI é bastante conservadora e equilibrada.

      Você FPI usa boas práticas: tem colchão de segurança, tem metas de alocação de ativos ou seja, tem plano de investimento.

      Cara você está com a faca e o queijo. Só continuar assim meu.

      Meu milho tô esperando para Janeiro agora. Sou que nem você: vou investindo aos poucos, com conservadorismo e fazendo o feijão-com-arroz certinho.

      Esses caras que ficam correndo atrás de rolo é só choradeira depois

      Excluir
    3. É isso ai Yuri!
      Está convidado a contar mais da sua história pra nós, pode lançar seu blog, ou me mandar um e-mail pra eu fazer um guest post (post de convidado) aqui no blog.

      Parabéns pelo grande milho.

      Abc

      Excluir
  10. Buenas, FPI! Concordo com o Sr. Bufunfa... se teu lance é ter filho(s) acho que é melhor procurar outra cara metade!

    Quanto aos resultados, parabéns! Foram poucos resultados positivos nesse mês!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IPV.
      A questão do filho é mesmo muito importante!

      Abc

      Excluir
  11. Fala, FPI! Nesse ano seus juros já superaram os aportes, muito bom!

    Rapaz, fala pra gente aí onde é o ninho dessas médicas! Seu eu conhecer uma não acho ruim não, viu! kkk

    E olha, mês passado minha ex-affair tbm veio com intenções maliciosas pro meu lado... porém eu não "neguei fogo"! kkk mas tbm não tinha nada melhor engatilhado.

    https://investidorconcursado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por hora sim. A considerar meu pequeno montante, posso dizer "infelizmente", pois gostaria de aportar mais... Mas enfim, considero que ainda levo um padrão de vida bom.

      Hahaha, bem, o ninho de médicas ?! tem que andar nos lugares certos kkkk e estar sempre apresentável....

      Se não tiver ninguém, de boas. Confesso que gosto dessa ex, foi tudo bastante rápido, mas muito intenso... se ela quiser, eu quero uhasuhaus
      Só não fico com outra pessoa se estiver "sério" com uma.

      E nós, concursados, temos que tomar mais cuidado que os demais... Na nossa testa está escrito "pensão por 20 anos ou mais, sem dores de cabeça" - claro que é pra uma mínima minoria de mulheres, mas existe.

      Abc

      Excluir
  12. Fpi, sua carteira é super consistente. Sem ganhos astronômicos, mas também sem perdas significativas. A longo prazo isso é ótimo camarada. Os 300 mil estão logo ali.

    Rapaz, na vida amorosa você tá parecendo o governo Lula/Dilma, (calma, não é sobre forma de governar kkk), tá se enchendo de médicos!

    Kkkkk

    Boa sorte aí nessa questão.

    Não desaparece

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DD1P, obrigado cara.
      Minha carteira tem se mostrado mesmo equilibrada ;-)

      Esses 300k tão logo "alí", mas ao mesmo tempo não chega... Meu poder de aporte é limitado, rsrsrs...

      uahsuhaus Rachei com a piada do mais médicas uahsuahusha

      Tô precisando mesmo de sorte, haush
      Abc cara, até mais

      Excluir
  13. Fala FPI!

    Boa rentabilidade, parabéns.

    E boa sorte em sua nova aposta, nessa nova mulher.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Vamos ver se dá sorte agora.... Que aconteça o que for melhor!
      uashuahs
      Abc

      Excluir
  14. Descobri o seu blog ontem. Muito show de bola. Também sou funcionário público e invisto há pouco mais de 1 ano.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Eduardo.
      Espero que o conteúdo aqui disponível seja útil (muito embora eu tenha escrito pouco atualmente).

      Qualquer dúvida que eu puder ajudar, estamos ai.
      Abc

      Excluir
  15. Olá FPI, tá passando o rodo nas médicas, hein? Até sei sua tática, vai como paciente e xaveca, rs.
    Legal sua carteira, nem sempre o aporte é grande, o meu foi pífio em Novembro também.
    Uma dúvida: esse seu gráfico de pizza você fez no Excel? Muito legal.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Boqueta.
      Esse gráfico fiz no Excel sim cara!
      Passando o rodo? Só de leve kkkkk
      Pois é, mas não foi essa tática não, que aliás, tem que ser muito galã pra funcionar...kkk Não é meu caso =/ foi pura coincidência mesmo...

      Abc

      Excluir
  16. FPI,

    É, ter um filho realmente é uma questão bem complexa, pois é uma incógnita. Pode ocorrer de não ter e se arrepender ou de ter e se arrepender no mesmo jeito. Na dúvida em relação a isso, considero que vale apena arriscar, porém no tempo certo.

    Aproveitando que passei por aqui, gostaria de convidar para participar de um quadro novo no meu blog, chama-se Bastidores da vida.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HT, é sempre uma incógnita, mas creio que não vou me arrepender... QUanto a ele, se não andar na linha, arrepender-se-á uahsuhaus
      Brincadeiras a parte, o máximo que pudermos fazer para ensinar e educar, que façamos, no mais, não dá pra fazer milagres.

      Vou ver se agora no começo de janeiro tiro um tempo pra participar do quadro, obrigado pelo convite.
      Abc

      Excluir
  17. Se deu bem! Parabéns!
    A médica parece bem promissora.

    Abc

    ResponderExcluir