sábado, 1 de julho de 2017

Atualização do Patrimônio Financeiro - Junho de 2017: R$ 256.452,64 ou + R$ 3.356,96 (+1,33%)

Fala galera, metade do ano já passou! E você, está cumprindo suas metas? Já está se preparando para 2018?

Esse mês o aporte, embora não tão elevado quanto o do mês passado, também foi muito bom: R$ 2.060,00. Isso significou mais de 30% da minha renda líquida mensal!

Até esse mês os aportes já somam R$ 18.981,25; enquanto a variação patrimonial foi de R$ 35.645,67 (os dividendos e aumentos de capital são responsáveis por 46,75% do aumento do patrimônio).
Estou muito feliz, pois em junho superei a meta de aportes anual inicialmente projetada, que eram R$ 18.000,00 (ou R$ 1.500,00 mensais). Além disso, a considerar abril, maio e junho, a média de aportes ficou em R$ 1.517,67 (eu havia dito no fechamento de abril, queria conseguir aportar mais até julho, para equilibrar a média de aportes).

O patrimônio continua quase lateralizado, mas enfim, vamos caminhando. O importante é que tem crescido.

Investimentos: em ações (R$ 1.860,00) em WEGE3, que passou a compor a carteira, mas desvalorizou ao longo do mês. Quanto aos FII comprei BBPO11 e FFCI11 (pra ficar com múltiplos de 100) com os dividendos do mês atual (que esse mês somaram R$ 376,30). Ficou um pouco mais de R$ 50,00 na corretora, mas deixei pra juntar com o aporte do próximo mês.

Vejamos á alocação de ativos: vale lembrar que não estou considerando a previdência privada aqui (que "já" rendeu 0,10% até agora), porque não vou definir uma meta pra ela, pois variará conforme as necessidade envolvendo IR.

Está melhorando. Acho que até o final do ano dará uma boa equilibrada em relação aos parâmetros definidos.
Trabalho:  foi um mês exaustivo. Muitas pessoas se afastando e eu administrando todo o trabalho, mas foi um período bom (cansativo, mas em paz).
Alguém tem algumas dicas pra trabalhar com chefes difíceis?

Estudos: melhorei durante a semana, mantendo a constância mais firme. Concurso é maratona (com obstáculos, kkkk), não corrida de 50 metros rasos.
Meta: até o final da primeira quinzena de agosto colocarei as aulas em dia! - continua de pé e exequível.

Saúdeconsegui uma leve diminuição no peso, o que já é um ótimo primeiro passo. Mas fiquei bem feliz que houve uma melhora no parâmetro espelho (menos pança). A saúde em geral está melhorando. Isso é ótimo, porque não quero ser um rico morto.
Vida social: estou com a dona encrenca e bem, temos encrencado. Mas está melhor que outrora, talvez as coisas estejam começando a se encaixar. O lado ruim, ela perdeu o emprego no último dia do mês =(

É isso ai pessoal, abraços

41 comentários:

  1. Olá FPI.
    Parabéns pelo patrimônio.
    A sua meta é aportar quantos porcentos da sua receita?
    Você está estudando é para um concurso top?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meta, por hora é aportar 25% da renda. Tenho alguns custos elevados ainda, em razão de estudos e outras coisas.
      Estudo pra concursos pesados na área de direito, como Ministério Público e Magistratura.

      Abc

      Excluir
    2. Minha meta é 35% mas tenho conseguido 27%. O valor de 35% parece alto mas é porque recentemente tive um aumento salarial e uma gratificação temporária. Resolvi não incorporar esse aumento da renda no estilo de vida, na teoria esse valor iria todo para o aporte. Na prática a vida muda e por outros motivos houve um aumento significativo nos custos o que puxou a porcentagem para baixo.
      Ass. Fal (o mesmo que comentou o outro post sobre planejamento de 2018, que falou do não planejamento das retiradas) - não assinei o outro.

      Excluir
    3. Fala Fal, obrigado por comentar! Participe sempre do blog!

      Então 35% é uma excelente faixa, mas 27% não são desprezíveis.
      Uma dica: vá tentando aumentar 1% a mais de aporte por mês; passo a passo. E tenha dinheiro para imprevistos (pois certamente ocorrerão).

      Com uma "reserva de emergência" (no meu caso, na poupança, que uso antes do colchão de segurança - https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/p/carteira.html), fica mais fácil manter a taxa de poupança para seu futuro.
      Um dos segredos é a consistência (manter os aportes sempre, faça chuva, faça sol).

      Sucesso, abc

      Excluir
  2. Olá FPI!

    Parabéns pelo crescimento!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Legal que já tenha batido sua meta de aportes de 2017! E que aporte, 30% da renda não é fácil.
    Coincidentemente, também comprei WEGE3 esse mês hahahaha

    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é IP, não é fácil, mas acho que nas minhas condições atuais, poderia ser melhor. Gasto bastante com comida fora e motel a dona encrenca (ambos não moramos sozinhos).

      Pois é WEGE3 representa uma empresa sólida. Pena que logo que compramos caiu.

      Abc

      Excluir
  4. Olá, FPI.

    Seu nível de aporte está excelente. Espero que continue assim por muito tempo.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado G65!
      Também espero continuar assim por um longo período.
      Tenho pra mim que, sendo aprovado no concurso, com um salário de 20k/mês, tenho que tomar muito cuidado se quiser aportar entre 7 e 10k.

      Excluir
  5. Fala FPI,

    To sempre por aqui, so tenho comentado menos pela fase de muito trabalho e voce sabe que escrevo muito rs.

    Saude em primeiro lugar cara, caminhada, corrida leve, academia se der, sugiro natacao tambem.

    Melhora tudo na sua vida.

    Ta seguindo a regra certa: Aportes passando da meta estipulada.

    Aportar é algo intrinseco, mes que nao aporto parece que nao fiz o que deveria.

    Continue na luta, firme nos aportes, nao de bola para rentabilidade.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC, estou treinando e melhorando a alimentação. Parece que estou voltando ao equilíbrio nesse aspecto.

      Estou bem contente com os aportes. Agora em julho terei altos gastos com documentação... Espero conseguir superar a meta.
      Abc

      Excluir
  6. FPI, ótima evolução. O patrimônio vem crescendo mês a mês. WEGE3 está na minha lista, logo começo a aportar nela também. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Sequoia.
      Tá crescendo, mas está igual àquele hit musical, despacito. Kkkk
      ABC

      Excluir
  7. Buenas, FPI! Eu tenho WEGE3 na carteira e é uma das minhas preferidas. Boa aquisição - se cair mais, dá para comprar mais barato.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí IpV, quando cai compramos mais... Mas que dá aquela dorzinha quando você compra e logo depois cai, isso dá... Kkkk
      Abc

      Excluir
  8. Dica sobre o chefe:
    Os paradoxos Socráticos são excelentes para lhe dá com pessoas difíceis. Recomendo lê antes de começar o dia.

    Outro que pode ajudar é Marcus Aurelios, emperador romano, que começava o dia da seguinte forma:

    "When you wake up in the morning, tell yourself: the people I deal with today will be meddling, ungrateful, arrogant, dishonest, jealous and surly. They are like this because they can't tell good from evil. But I have seen the beauty of good, and the ugliness of evil, and have recognized that the wrongdoer has a nature related to my own - not of the same blood and birth, but the same mind, and possessing a share of the divine. And so none of them can hurt me. No one can implicate me in ugliness. Nor can I feel angry at my relative, or hate him. We were born to work together like feet, hands and eyes, like the two rows of teeth, upper and lower. To obstruct each other is unnatural. To feel anger at someone, to turn your back on him: these are unnatural."

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas Tiago.
      Ando feliz por ter mais paciência que força.

      Mas vamos ficando com os ensinamentos e crescendo enquanto seres humanos.

      Excluir
  9. Parabéns FPI, teu ritmo de aporte está excelente, logo logo rompe os 300k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver PE.
      Espero que sim, mas para ser bem realista, isso só deve acontecer em aproximadamente 16 ou 17 meses.
      Espero estar enganado e que isso ocorra antes!

      Abc

      Excluir
  10. Grande Funça! Parabéns pelos ótimos números. Nesse passo chegará bem mais rápido ao destino (IF).

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelos resultados.

    ps. Te adicionei lá na minha lista de blogs.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela carteira FPI, espero um dia alcançar esses valores.
    Quanto aos estudos, continue firme para MP e magistratura. É o que há de melhor no serviço público. Pena que não sou formado em direito, senão com ctza iria me matar para conseguir esses cargos. Além do salário ótimo, vc tem todo o status!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ZeroUm,
      Não digo pra você que são os melhores. Em verdade, são muito bons! Há outros cargos que a jornada de trabalho é mais flexível, como auditores; ou que acabam ganhando mais, como procuradorias, ou ainda que tem promoções bem mais rápidas, como é o caso das defensorias.

      Mas esses são os que estão no meu foco, mais por perfil mesmo.

      Há outras boas opções para quem também não é formado em direito.
      Abc

      Excluir
  13. Sua evolução tá muito boa, se virar membro do MP ou Juiz ai sim a coisa decola! hehe

    Se eu fosse formado em direito, iria de Delegado da PF. Menos glamour e menos salário, mas deve ser uma carreira massa!

    Te adicionei no meu Blogroll, se puder, me adiciona ai também!

    https://ministrodoinvestimento.blogspot.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ministro, assim espero. Mas é algo proa próximos 5 anos. Não é pra agora, infelizmente.

      Del da PF tb acho muito interessante. Você sobre na carreira bem mais rápido que juiz ou promotor. Contudo, os concursos pra Del PF são bastante raros. Se abrir, prestarei também.

      Vou Add agora no blogroll
      Abc

      Excluir
  14. M1M aqui! Já adicionei vc no meu blogroll!

    Abracos!

    ResponderExcluir
  15. FPI, shoe de bola!

    Wege tá no meu radar e em breve comprarei.

    Te adicionei lá na blogroll.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tb estará no blogroll!

      Ainda bem que conseguirá pegar com uma pequena queda.
      Ótimo pra ti!

      Abc

      Excluir
  16. Opa, agora sim logado! Te adicionei na minha lista de blogs! www.meu1milhao.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, FPI!

    Parabéns pelos aportes e perda de peso! Eu estava de olho no FFCI11 e só não investi nele porque estava para se agrupar e aí acabei investindo em outro FII, mas em breve vou aportar nele também.

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jacque!
      Este FII me parece bem interessante. No começo investi em alguns de papel, mas fiz besteira. Se for pra investir em papel, melhor não pagar taxa de adm.

      Abc

      Excluir
  18. Parabéns FPI,super firme nos aportes hein. É vital mesmo na caminhada rumo à IF.
    Assim que eu terminar os consignados restantes, vou começar investir e aportar melhor com o salário livre de dívidas fixas. Espero estar firme assim como você ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom IO :D
      Excelente! Pague mesmo os consignados, assim param de sangrar os orçamentos !

      Abc

      Excluir
  19. Parabéns, FPI!

    Logo mais vc rompe os 300k...
    Vc já pensou em detalhar mais a parte dos estudos? Horas semanais, videoaulas vistas, etc?
    Tb estudo (não no ritmo que gostaria, rs) e já pensei em postar sobre isso... mas nunca vi ninguém fazendo, dae ainda não dei o primeiro passo.
    Q acha de fazermos?

    Abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já SIM PD7.
      Acho excelente a ideia de fazermos isso.
      Poderia me escrever mais sobre sua ideia? (fpinvestidor@gmail.com)

      Abc

      Excluir
    2. vou te mandar um email teste, e a gente conversa melhor por lá!

      abc

      Excluir